sexta-feira, 12 de julho de 2013

As chuvas e o Serviço Municipal de Obras e Viação em Governador Valadares.


Diário do Rio Doce, 23/01/1979. 



“Semov leva todas as máquinas aos bairros quando chuva passar”. Esta é a chamada do texto noticioso veiculado pelo Diário do Rio Doce em 23 de janeiro de 1979. 

Segundo o jornal, o Serviço Municipal de Obras e Viação ainda não possuía um registro exato dos problemas causados pela chuva em Governador Valadares naquela ocasião. 

No entanto, o presidente do órgão, Ronaldo Perim, informou que todo o maquinário do Semov seria disponibilizado para reparar os danos causados pelas águas de janeiro.

Mais uma vez a Avenida Washington Luís, localizada no bairro Santa Rita, é considerada área crítica, pois havia passado a pouco por uma terraplanagem para receber asfalto. A obra precisou ser interrompida, uma vez que a avenida virou um lamaçal. 

Muitos outros bairros teriam também suas ruas intransitáveis com água empoçada e barro. Como comprovação do caos que Governador Valadares estaria vivendo por causa das chuvas, o periódico publica uma fotografia onde é possível observar uma rua coberta de lama e várias pessoas tentando andar de bicicleta em meio ao barro.





O jornal volta a abordar o tema no dia 24 de janeiro de 1979, mas desta vez através de uma charge com o título “Semov vai levar todas as máquinas aos bairros depois da chuva”.




“Semov vai levar todas as máquinas aos bairros depois da chuva”. Clóvis. 
Diário do Rio Doce, 24/01/1979



A charge retrata uma equipe do Semov caminhando em direção a um bairro completamente arruinado pelas chuvas. Através desta construção visual, o jornal critica o trabalho do Serviço Municipal de Obras e Viação. 

No desenho, os trabalhadores do órgão carregam máquinas de costura e máquinas de escrever, objetos inúteis para a tarefa que deveria ser desempenhada pelo Serviço Municipal. 

Podemos supor que o Semov não possuía número suficiente de máquinas como trator e caminhões para realizar as obras necessárias nas vias públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário